segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

"AVE!" O cumprimento secreto da Nova Acrópole

Sabe-se que a Nova Acrópole tem inspiração no nazismo. Abaixo vai um post sobre esta relação de amor da seita com o movimento de Hitler.

Fica aqui somente a informação de como se dá o cumprimento dentro da Nova Acrópole e em comparação com o cumprimento Nnzista e com o romano e com uma outra também interessante.


O Cumprimento Acropolitano: AVE!
O Cumprimento Oficial aceito dentro dos Forças Vivas na Nova Acrópole, é o gesto com a mão e o braço estendido para cima, a palma da mão aberta formando uma linha uniforme. É chamado de a Saudação Romana e pode ser executada em várias variantes.
Em cerimônias solenes a pessoa se ajoelha com uma perna, toca o peito com a mão direita a area do coração e então, com força estende o braço para cima e para frente simultaneamente com um grito curto AVE! Dessa mesma forma se cumprimenta a bandeira acropolitana, o símbolo da águia e outros símbolos da Nova Acrópole. Membros do Corpo de Segurança (CS), devido a uma tradição privada, fazem um cumprimento mais vigoroso: ajoelham, se batem no peito com a mão em punho e gritam AVE! É bem alto, como uma exaltação de poder


Capa do Boletim do Corpo de Segurança da Nova Acrópole de Dezembro de 1977.

Antes de iniciar qualquer reunião, trabalhos ou assembléias de Forças Vivas todos os presentes levantam os braços levantam os braços e dizem AVE! O cumprimento é feito com objetivos militares.
Em encontros de Força Viva em condições normais (se não houver nenhuma pessoa estranha), de acordo com as regras internas, dois indivíduos levantam as mãos para si, cumprimentando e dizendo AVE!

O Cumprimento Nazista: Heil Hitler!

A saudação Nazista ou a Saudação de Hilter consiste no braço direito levantado em um ângulo de aproximadamente 45 graus na horizontal e ligeiramente na lateral, e acompanhado quase sempre da exclamação das palavras Heil Hitler! Normalmente dito com a voz alta. No caso de uma pessoa saudar a outra, as palavras são pronunciadas ao mesmo tempo.

Cumprimento Nazista em Reischtag , em Março de 1938
Embora os fascistas italianos associassem a saudação com Roma antiga, Hitler e Heinrich Himmler da SS, acreditaram que ela se originou dos antigos povos germânicos.
A reivindicaçõão de Hitler e Himmler eram justificadas, pois os historiadores discutiram por muito tempo que gestos similares à saudação romana já eram usadas na coroação de reis alemães antigos.As ilustrações que reconstroem tais eventos, e mostram a saudação, datam de meados do século XIX.
A saudação romana, no qual a saudação de Hitler foi baseada, foi usada em muitos países diferentes para muitas finalidades diferentes antes da Segunda Guerra Mundial. Por exemplo, a Saudação de Bellamy, usada como garantia de fidelidade nos Estados Unidos no século XIX, e no século no inicio do século XX, era uma versão da saudação romana com algumas similaridades à saudação nazista. Veja mais abaixo.
O uso da saudação e das frases do acompanhamento foram proibidos por lei na Alemanha e na Áustria desde o fim da segunda guerra mundial. A saudação é usada atualmente por grupos neonazistas.

O Cumprimento Romano: AVE!

Apesar do nome do gesto, é obscuro se os romanos o usaram como uma cortesia militar; a interpretação atual como uma “saudação” parece ter surgido recentemente. A associação do gesto com a cultura republicana romana parece ter emergido no século XVIII na França com movimentos revolucionários anti-monarquicos. Diversas pinturas no estilo neoclassico descrevem os heróis romanos que adotam variações do gesto.

O juramento dos Horácios (1784), por Jacques-Louis David

A Saudação de Bellany
Saudação de Bellamy é o gesto de mão descrito por Francis Bellamy (1855-1931), claramente baseada na saudação romana, em que se ergue o braço para cima para acompanhar a garantia americana de fidelidade. Durante o período que foi usado como garantia de fidelidade, também era usada às vezes como “saudação à bandeira”. Foi usado primeiramente em 12 de outubro de 1892 de acordo com instruções publicadas de Bellamy para “a celebração nacional da escola do dia de Columbo”.
Foi substituída pela mão no peito pelo presidente Roosvelt devido a semelhança com o gesto Nazista.

Saudação de Bellamy em uma escola americana.
Conclusão

Vemos que a Nova Acrópole não pode se caracterizar como neo-nazista somente pelo uso do cumprimento. Contudo, ao ocultar o cumprimento,limitando-o aos círculos internos, dando conotações religiosas do tipo “O meu sagrado cumprimenta o seu sagrado” ela insere a saudação em um âmbito obscuro, passível de caráter religioso e até mesmo neo-nazista se combinado com outras perspectivas que não se conhece da instituição.
Com o cumprimento a Nova Acrópole deixa de ser somente uma Associação Cultural, ou uma escola de filosofia clássica (aliás, o que é essa filosofia clássica?) e começa a penetrar nos meandros do esoterismo ariano, teosófico, tão inspirador para o próprio movimento hitlerista.
O que é a Nova Acrópole afinal?Por que ela insiste em ter um cumprimento oculto sendo somente uma escola de filosofia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário